Para algumas empresas, o blog é (ou foi) um tipo de força motora inicial para fazer o negócio engrenar de vez. Para outras, ele é uma forma de conservar e fidelizar as visitas diárias do site. De qualquer modo, está provado que o blog é uma grande arma de atração e conversão de simples internautas em clientes.
Um blog é uma séria (se não a mais importante) etapa no processo de marketing digital. Se for desenvolvido corretamente, é um dos mais influentes ativos de marketing que uma organização pode ter.
Qual a Contribuição de Um Blog Para O Seu negocio?
Existe uma certa relutância ou falta de conhecimento nesse assunto, que faz com que poucos empreendedores se interessem em criar um blog falando sobre as atividades da sua empresa e os temas relacionados.
Para auxiliá-lo nessa questão, irei descrever 7 motivos que irão te convencer a repensar seu conceito sobre blogs.
Confira a lista:
1 - Estabelece Autoridade
Imagine que você esteja buscando um serviço de advocacia e, como os honorários são os mesmos, surgem 2 advogados, um com 30 anos de carreira e outros recém aprovado na OAB, com menos de 2 anos de atuação, qual você escolheria? Provavelmente aquele que está 30 anos no mercado seria o escolhido, por sua experiência e prática profissional, este advogado transmite liderança no seu ramo de atuação.
É exatamente assim que funciona na internet. Não necessariamente a questão do tempo de atividade de uma empresa ou profissional, mas pela forma como eles se comunicam com seu público alvo, quanto mais experiência e conhecimento sobre sua área eles transmitirem, maior autoridade e confiança passarão às pessoas, isto é, aos visitantes do site ou blog.
Seus potenciais clientes verão você e sua empresa como alguém que sabe o que está falando e isso conquistará a confiança deles. O mesmo vale para o Google, que classifica os resultados de busca baseado na autoridade que aquele domínio tem sobre determinado assunto.
2 - Mais Conteúdo indexado
Pense no Google como um bichinho de estimação que se alimenta de conteúdo, quanto mais assuntos em textos e imagens, mais feliz ele fica. Publicar conteúdo frequentemente faz com que seu site se torne dinâmico, oferecendo muito mais páginas para serem indexadas, e isso é ótimo para o SEO.
Outra grande vantagem é que você aumenta as chances de um de seus artigos receberem links externos, o que ocasiona num aumento da autoridade do seu domínio perante o Google.
3 - Causa interatividade
Em muitos casos, um blog torna-se um canal de relacionamento com o cliente ou potencial cliente, já que o espaço para comentários, disponível no final de cada artigo, incentiva a participação do visitante e abre caminho para uma interação menos formal, quebrando o gelo entre empresa e cliente.
Outra utilidade dos comentários é ser uma fonte de ideias para novos posts, em que é possível aprender mais sobre seu mercado, através da visão e vivência de outras pessoas. Mais um benefício é que o Google indexa os comentários como se fizessem parte do conteúdo, dando maior valor ao blog.
4 - Mantém atualizações
Uma ótima forma de fidelizar um cliente é mostrar a ele um diferencial, dar-lhe algo que o concorrente não dá. Enquanto seu principal concorrente talvez tenha apenas um website, com conteúdo fixo, você fornece conteúdo dinâmico e sempre atualizado, com novas informações sobre seu mercado que farão com que as pessoas realmente interessadas em seus serviços, voltem a visitar seu blog.
5 - Facilita a Conversão
Considero este como um dos motivos “chave” para se fazer um blog para o seu negócio. Digo isso porque o blog é uma forma de criar uma relação de amizade subconsciente entre sua empresa e o potencial cliente, que, mesmo se ainda não estiver na situação ideal de compra, poderá permanecer em contato regular com sua empresa, ainda que não tenha adquirido nenhum produto ou serviço.
O objetivo dessa etapa é fazer com que sua empresa se estabeleça aos poucos e conquiste a confiança do cliente, que terá sua organização em mente quando finalmente decidir fechar a compra.

